5 Ilhas brasileiras para passar as férias – Promotrip
^
Image Alt

Promotrip

fernando de noronha

5 Ilhas brasileiras para passar as férias

O Brasil é um país com um litoral imenso e de naturezas extraordinárias, nossas milhares de praias são marca registrada do turismo e atraem milhões de visitantes que passam suas férias por aqui todos os anos. Lá no meio do Oceano ou até mesmo do ladinho do continente existem as ilhas brasileiras, às vezes meio esquecidas, mas sempre joias da nossa natureza e cultura praiana.

Ao longo do território brasileiro temos todos os tipos de ilhas, sejam as mais distantes da costa ou até mesmo as mais próximas, em água doce ou salgada, mais badalada ou pacata. Como tudo no Brasil, a pluralidade de terrenos, fauna e flora é sempre presente, portanto cada ilha tem sua característica e suas peculiaridades.

A Promotrip separou algumas dessas ilhas brasileiras para vocês conhecerem e visitarem, tem pra todos os gostos, idades e vontades. Se você sonha passar suas férias ou ano novo viajando, a hora de se programar é agora. Veja qual se encaixa mais no seu perfil e já vai pesquisando pra gente organizar aquela viagem que você merece! 

Ilha grande – RJ

ilhas brasileiras

Um refúgio natural no estado do Rio de Janeiro. Ilha Grande fica na Costa Verde, litoral sul do estado carioca. Com mais de 100 praias com águas cristalinas, trilhas com vegetação de Mata Atlântica e cachoeiras espalhadas por toda parte, a Ilha Grande é um paraíso que recebeu o Título de Patrimônio Mundial da Unesco.

A extensa ilha, que faz jus ao nome, é formada por diversas reservas e áreas de proteção ambiental. O acesso é somente por barco, não existindo pontes e nem balsas, portanto nada de carros na ilha. Opções de pousadas e hotéis existem para a hospedagem que pode ser mais luxuosa ou simples.

Sucesso entre os turistas, a ilha é um lugar simples e rústico, tendo a principal atração a natureza, então se você procura fugir do agito do cotidiano de grandes cidades, lá é um ótimo local. Para conhecer todas as praias e locais é possível fazer passeios de barco, a maioria das trilhas pode ser acessada por trilhas fáceis, outras nem tanto assim, portanto os barcos acabam sendo uma excelente pedida. 

Fernando de Noronha – PE

ilhas brasileiras

Um dos destinos mais famosos do nosso país e certamente uma das ilhas brasileiras mais conhecidas mundo a fora. Fernando de Noronha na verdade é um arquipélago, composto por várias pequenas ilhas de formação vulcânica. Situado no estado de Pernambuco, o local possui águas verdes e cristalinas, um bioma protegido e atividades para todas idades e perfis.

O trecho das praias é relativamente pequeno, em cerca de uma hora é possível percorrer toda a extensão e conhecer locais como a Praia do Sancho, dona de um dos mais belos pôr do sol do país e eleita por algumas vezes como a praia mais bonita do mundo. Além de apreciar as belas paisagens, atividades como surfe e mergulho são motivos que levam viajantes de todo mundo até esse pedacinho de paraíso.

Para chegar lá, somente de avião, existem voos diários para a Ilha, maneira de preservar o meio ambiente local. Toda essa exclusividade torna o destino um dos mais caros do Brasil, portanto é essencial se planejar com antecedência, porque além dos preços altos, existe um limite de pessoas que podem adentrar Fernando de Noronha ao mesmo tempo. 

Ilha Bela – SP

ilhas brasileiras

Considerado um dos mais belos destinos do estado de São Paulo por causa de suas praias paradisíacas, Ilhabela é um dos locais preferidos dos paulistanos para fugir da rotina estressante. Com 83% de território coberto pela Mata Atlântica nativa, o local possui 42 praias, está repleto de cachoeiras lindas, pontos de mergulho e trilhas incríveis.

Já foi eleito como “Melhor Destino de Praia do Brasil” (prêmio da Revista Viagem e do Guia Quatro Rodas) e como uma das “10 Melhores Ilhas da América do Sul” (prêmio do TripAdvisor). O destino mais badalado e agitado que as demais ilhas da região, pode ser acessado por balsas e permite carros em seu território, permitindo um maior conforto e facilidade pra quem busca isso. 

As opções de lazer e gastronomia mais requintadas também permitem um passeio mais luxuoso na Ilha, que tem diversas propriedades, pousadas e hotéis mais sofisticados. Para os visitantes que possuem as próprias embarcações, é possível escolher uma hospedagem que proporcione o conforto de chegar até lá diretamente, sem passar pelo trajeto e balsa que geralmente são demorados.

Ilha de Boipeba – BA

ilhas brasileiras

O estado da Bahia é uma terra de praias lindíssimas e paisagens únicas. E a ilha de Boipeba faz parte disso. Localizada no Arquipélago de Tinharé, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. Atualemte está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas Brasileiras de Tinharé e Boipeba.

Famosa por suas belezas naturais, Boipeba possui lindos coqueirais e recifes, o que tornam o clima tipicamente nordestino. O local tem como sua principal atração seu ecossistema riquíssimo, se tornando o lugar perfeito para relaxar e curtir em meio a natureza preservada. As acomodações em pousadas e hotéis e os restaurantes seguem o padrão local, rústicos e tradicionais.

Dunas, manguezais, restingas e praias paradisíacas são o cenário da Ilha, que aliadas às pacatas vilas de pescadores tornam o destino em um lugar perfeito. O acesso é somente via fluvial, portanto pode deixar o carro em casa ou no estacionamento e se aventurar nessa incrível ilha baiana!

Arquipélago de Anavilhanas – AM

ilhas brasileiras

O Parque Nacional de Anavilhanas fica no estado do Amazonas.  Formado por cerca de 400 ilhas fluviais, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza. Seu vasto território é distribuído pelos municípios de Manaus e Novo Airão, assim sendo considerado o segundo maior arquipélago de águas doces do mundo.

Criado em 1981, tem como objetivo a preservação do arquipélago e suas formações naturais. Através do turismo ecológico o destino sobrevive e integra a população local aos visitantes, permitindo uma imersão na cultura amazônica. Os passeios no local são indicados pra quem gosta de aventuras e contato extremo com a natureza selvagem, a visitação é permitida em toda região. Entretanto, as atividades de caça e pesca são limitadas. 

Além da natureza deslumbrante e das paisagens encantadoras, essas ilhas brasileiras são diferenciadas, destaque para a saborosa culinária local que é um atrativo a parte. Peixes frescos locais são o destaque, assim como o tradicional pirão e a deliciosa banana da terra. As opções de hospedagens são diversas, surpreendendo pelo conforto e modernidade, sempre integrando elementos do meio ambiente local. O acesso ao arquipélago é feito a partir de Manaus e pode ser feito via embarcações ou hidroavião. 

***

Que tal esses destinos, ein? Nosso país é muito diverso e as ilhas brasileiras não perdem pra nenhuma no mundo! Se ficou afim de visitar alguma delas é só chamar a Promotrip que te levamos até lá!



Comentar

You don't have permission to register